• Novidades

    Presidente do parlamento da África do Sul detida por corrupção

    A presidente do parlamento da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, foi detida pela polícia, em Pretória, por alegada corrupção pública.



    De acordo com o Notícias ao Minuto, a política do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994, ter-se-á entregado às autoridades policiais de Pretória na manhã de hoje.

    A detenção de Nosiviwe Mapisa-Nqakula foi também anunciada na rede social X pelo líder do partido de oposição Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

    "A presidente do Parlamento finalmente foi detida. Ela encontra-se detida na esquadra de Polícia de Pretória. Às 09 horas comparecerá no Tribunal Criminal", salientou.

    Holomisa instou, em 2021, a Comissão Permanente Conjunta de Defesa do Parlamento a investigar as alegações de corrupção pública contra a presidente do parlamento sul-africano.

    De acordo com a imprensa local, Mapisa-Nqakula terá submetido um pedido judicial urgente para impedir a sua detenção, solicitando que fosse intimada para comparecer em tribunal.

    Mapisa-Nqakula enfrenta alegações de corrupção na ordem de 2,3 milhões de rands em alegados subornos de um empreiteiro da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF), quando desempenhou o cargo de ministra da Defesa entre 2012 e 2021, segundo a imprensa sul-africana.

    Fonte: folhademaputo.com

    Sem comentários