• Novidades

    SpaceX está construindo satélites espiões para os EUA?

    Para além dos envios dos satélites para finalizar a constelação Starlink, a SpaceX também pode estar em uma missão para desenvolver centenas de satélites que poderiam espionar alvos na superfície da Terra.


    De acordo com uma publicação feita pela agência internacional Reuters, esses satélites espiões seriam capazes de captar imagens de toda a Terra e seriam utilizados por uma agência de inteligência dos EUA.

    As informações sugerem que a companhia de Elon Musk fechou um contracto de US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 9 bilhões na cotação actual) com uma suposta agência, conhecida como Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO).

    A rede de satélites é chamada de Starshield, e deve recolher imagens de toda a Terra de forma contínua. Segundo uma das fontes que revelou a novidade, 'ninguém poderá se esconder' desses instrumentos espaciais.

    Satélite espião e SpaceX

    De acordo com as fontes, a SpaceX já desenvolveu aproximadamente 12 protótipos de satélites espiões desde 2020, mas não sabem se está relacionado ao programa Starshield.

    A companhia de Elon Musk publicou um site que explica sobre o programa Starshield e mostra que ele está sendo desenvolvido para 'uso governamental', com foco na observação da Terra, mas não faz referência à espionagem ou à NRO.

    Sem comentários