Uma tragédia marcou Boane, ontem sábado, quando uma embarcação operada pela Unidade Nacional de Proteção Civil naufragou, com 11 pessoas a bordo. Infelizmente, foi confirmada a morte de uma pessoa de aproximadamente 50 a 60 anos de idade por causa do incidente.
Jubia Bonifácio, a presidente do Município de Boane disse "durante os esforços para desencalhar a embarcação, os marinheiros encontraram um corpo sob a embarcação. Após levantá-la, confirmou-se tratar-se do corpo de um homem".
A embarcação estava equipada com coletes salva-vidas, no entanto, a vítima fatal não os utilizava. O Serviço Nacional de Investigação Criminal está a investigar o incidente para determinar as circunstâncias exatas do naufrágio.
A necessidade de usar a embarcação para cruzar o rio Umbeluzi surge devido à submersão da ponte de “Mazambanine” devido ao aumento do caudal do rio. Esta situação preocupa a população local, que há tempos exige a construção da referida ponte.
Adamugi Amade, residente da área, destacou que os naufrágios são recorrentes e enfatizou a importância da construção da ponte para evitar mais tragédias: “Estamos a pedir ao Governo para construir a ponte para parar com o sofrimento das pessoas aqui em Mazmbanine”.
Com o fechamento do drift de Mazambanine para o trânsito, a travessia entre os bairros Sete de Setembro e 25 de Setembro agora depende de embarcações artesanais e convencionais. No entanto, é preocupante o facto de as embarcações da Unidade Nacional de Proteção Civil encerrarem as operações às 17h, deixando as comunidades sem uma opção segura durante a noite.

0 Comentários