Governo de Mocímboa da Praia dá ultimato a funcionários do Estado para regressarem aos postos de trabalho

Administração distrital define prazo até 3 de Novembro para o regresso dos trabalhadores que abandonaram a região devido à insegurança

DR

Mocímboa da Praia, 28 de Outubro de 2025 — O Governo do distrito de Mocímboa da Praia, no norte da província de Cabo Delgado, emitiu um ultimato a todos os funcionários e agentes do Estado que se afastaram da região devido à insegurança, exigindo o regresso e retomada imediata das funções.

O aviso foi formalizado através de uma nota oficial com a referência 153/GDMP/GA/049/2025, assinada pelo administrador distrital Sérgio Domingos Cipriano, datada de 28 de Outubro.
O documento determina que todos os funcionários públicos devem apresentar-se nos respetivos postos de trabalho até ao dia 3 de Novembro de 2025.

De acordo com informações publicadas pelo jornal Carta de Moçambique, esta medida ocorre num contexto de estabilidade progressiva na região, onde várias famílias deslocadas começam a regressar às suas zonas de origem após anos de insegurança provocada por ataques armados.

A decisão do governo local é vista como um passo no processo de normalização administrativa e social do distrito, um dos mais afetados pela insurgência no norte do país desde 2017.
O regresso dos funcionários é considerado essencial para restabelecer os serviços públicos e acelerar a reconstrução da vida comunitária.

Enviar um comentário

0 Comentários