Cientistas eliminam VIH de células infectadas
Uma equipa de cientistas eliminou com sucesso o VIH das células infectadas, aumentando as esperanças de uma cura para a doença.
A mais recente tecnologia de edição genética CRISPR-Cas pode ser usada para remover todos os vestígios do vírus HIV das células infectadas.
Segundo EurekAlert, trata-se de um método inovador em biologia molecular que permite modificar com precisão o genoma dos organismos vivos.
Com esta tecnologia – que valeu a Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna o Prémio Nobel da Química de 2020 – é possível identificar e modificar com precisão segmentos específicos do ADN (código genético) de um organismo.
Essencialmente, ela atua como uma espécie de “tesoura” molecular guiada pelo RNA guia (gRNA), capaz de cortar o DNA em determinados pontos.
Esta ação facilita a remoção de genes indesejados ou a introdução de novo material genético na célula. Um dos principais desafios no tratamento do VIH é a capacidade do vírus de integrar o seu genoma no ADN do hospedeiro, tornando extremamente difícil a sua eliminação.
Graças a esta ferramenta de edição do genoma, é possível atingir o DNA do HIV. No laboratório, os cientistas usaram “tesouras” moleculares (CRISPR-Cas) e dois gRNAs contra as sequências “conservadas” do VIH, o que significa que se concentraram em partes do genoma viral permanece o mesmo em todas as estirpes conhecidas.
“Nosso objetivo é desenvolver um esquema de combinação CRISPR-Cas robusto e seguro na busca por uma abordagem de ‘cura do HIV para todos’ que neutralize as diferentes cepas em uma variedade de contextos celulares.
Apesar dos avanços científicos, os cientistas alertam que serão necessárias mais pesquisas antes que este tratamento possa ser colocado em prática.
O próximo objectivo é optimizar a via de administração para atingir a maioria das células do reservatório do VIH, evitando ao mesmo tempo células não infectadas.
A investigação será apresentada no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID 2024), que se realiza em Barcelona, de 27 a 30 de abril.
Sem comentários