Dois Agentes da Polícia Detidos por Suspeita de Homicídio em Chifunde, Tete

Autoridades investigam morte de garimpeiro próximo a mina de prospecção; PRM nega conhecimento do caso, enquanto Procuradoria confirma detenções

o pais

Chifunde, Tete – 28 de Outubro de 2025 — Dois agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) estão detidos, suspeitos de envolvimento na morte de um homem de 34 anos, ocorrida no distrito de Chifunde, província de Tete. O incidente deu-se no dia 9 de Outubro, durante uma operação nas proximidades de uma prospecção de minas pertencente à empresa Mule Mule, explorada por um grupo de investidores de nacionalidade inglesa.

Segundo informações apuradas, a vítima — identificada como Jacala Daison — exercia actividades de garimpo artesanal quando foi atingida por disparos alegadamente efectuados pelos dois agentes agora sob custódia.

O Comando Provincial da PRM em Tete afirmou não ter ainda conhecimento oficial do caso, garantindo que vai pronunciar-se “em momento oportuno”. Já a Procuradoria Provincial de Tete confirmou a ocorrência e a detenção dos agentes implicados, embora tenha optado por não conceder entrevista.

De acordo com fonte da Procuradoria, o processo n.º 118/2025 encontra-se em fase de instrução preparatória na Procuradoria Distrital de Chifunde, estando em curso audições para determinar as circunstâncias exactas e as motivações que levaram ao disparo fatal.

As investigações continuam, e espera-se que nos próximos dias sejam prestadas informações adicionais sobre o desfecho deste caso que volta a colocar em foco o uso da força por parte das autoridades em zonas de exploração mineira.

Enviar um comentário

0 Comentários