Taxa de juro da dívida pública em Moçambique atinge mínimo desde 2022 e sinaliza melhoria de confiança

Maputo – A taxa de juro exigida pelos investidores para negociar a dívida pública moçambicana com vencimento em 2031 caiu para 11,09 %, o nível mais baixo desde 2022, segundo dados divulgados nesta terça-feira.

Queda nas taxas

A descida da taxa de juro surge após anúncios positivos relativos aos projectos de gás e investimento no país, o que fez crescer a expectativa dos mercados em relação ao futuro económico de Moçambique.

Por que isto importa

Taxas de juro mais baixas reduzem o custo de financiamento para o Estado e podem libertar espaço orçamental para investimentos públicos. Nesse sentido, a melhoria da confiança dos investidores é um sinal bem-vindo para uma economia marcada por fragilidades.

Desafios que persistem

Apesar da melhoria, há riscos elevados: fragilidade económica, déficits fiscais, dependência de matérias-primas e instabilidade no norte do país.

Perspectivas

Se o governo mantiver as reformas estruturais e aproveitar o momento para atrair mais investimento externo, Moçambique poderá capitalizar esta janela de oportunidade. Contudo, será preciso vigilância para que a queda nas taxas se traduza em crescimento real.

Categoria: ECONOMIA & MERCADOS | Data: 28 de Outubro de 2025
All From Moz – A sua fonte de notícias em primeira mão sobre Moçambique

Enviar um comentário

0 Comentários